Saudades do Carnaval?
No final de fevereiro a Espanha também tem o carnaval. Em Santa Cruz do Tenerife, a festa de carnaval espanhola segue os mesmos moldes do carnaval do Rio de Janeiro.
Há festas famosas também em Cádiz, e embora seja diferente do carnaval brasileiro, não deixa de ser uma boa oportunidade para matar saudades de casa e se divertir!
Siesta
Nas cidades do interior da Espanha, é comum no horário do almoço encontrar o comércio local fechado por um período médio de duas horas. Isto ocorre por que os nativos têm o hábito de dormir após a refeição.
Por incrível que pareça eles vão para casa, vestem seus pijamas, ligam o despertador e dormem por pelo menos uma hora e então retornam a suas atividades.
Qualquer semelhança com nossa Bahia de todos os santos é mera coincidência...!
A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França. Além do território situado entre a Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta.
O brasão da Espanha é uma composição de cinco outros brasões: o de Castela, de Leão, Aragão, Navarra e Granada. Além disso, ele também possui um pequeno escudo azul com três flores de lis representando os Bourbon (a casa rea do país).
A língua oficial é o espanhol, mas há outras línguas com o estatuto de cooficiais. São elas o catalão, o galego, o basco (euskara), o aranês e o valenciano.
Falado na região espanhola da Galícia, o galego é um língua muito próxima do português.
O território da atual Espanha foi província romana, que a chamava de Hispania. Curioso é que Hispania não é uma palavra de origem latina. Acredita-se que a origem seja fenício/cartaginensa.
Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A chamada União Ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a sua independência. Quer dizer, durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis.
O nome das Filipinas tem a sua origem no rei Filipe II da Espanha, que também foi rei de Portugal, e deve-se ao fato da descoberta deste país constituído por mais de 7.000 ilhas no Oceano Pacífico ter sido colônia espanhola.
A culinária espanhola varia de região para região, mas se há algo que todas tem em comum é o alto consumo de azeite (produto típico da cozinha do Mediterrâneo). O prato mais representativo da culinária espanhola é a paella.
Um dos feriados mais festivos do calendário espanhol é o Dia de Reyes (Dia de Reis), comemorado em seis de janeiro. Nas pequenas cidades, ele é comemorado com desfiles dos reis magos e entrega de presentes para as crianças.
A Espanha sediou as olimpíadas de 1992 e a Copa do Mundo de 1982. Os Jogos Olímpicos foram realizados na cidade catalã de Barcelona.
A melhor participacão da Espanha em uma Copa do Mundo foi o quarto lugar na Copa de 1950. Quer dizer, até a Copa de 2010.
A Espanha jogou cinco vezes contra o Brasil em Copas. Foram três derrotas, um empate e uma vitória. A Espanha fez cinco gols e levou 10.